A fundação da Associação Brasileira de Agricultura Celular (Cell Ag Brazil) foi iniciada em agosto de 2022 quando pesquisadores ligados à Universidade Federal do Paraná (UFPR) perceberam a importância e a necessidade de uma associação capaz de agregar pessoas e organizações, como universidades, empresas organizações governamentais e não-governamentais (ONGs), interessadas acelerar o processo de pesquisa e desenvolvimento de agricultura celular no Brasil.
Embora a fundação tenha sido oficializada em 17 de novembro de 2023, a motivação para a Cell Ag Brazil começou muito antes, principalmente com estudos do Laboratório de Bem-estar Animal e do Laboratório de Zootecnia Celular, ambos ligados à UFPR e coordenados pela professora Dra. Carla Forte Maiolino Molento.
Para esse grupo, as proteínas alternativas provenientes do cultivo celular são formas eficientes de aliviar a situação dos animais utilizados para produção de alimentos, melhorar aspectos relacionados à sustentabilidade da cadeia de produção alimentar e podem representar uma excelente oportunidade de novos negócios e desenvolvimento socioeconômico para o Brasil.
A fundação da Cell Ag Brazil contou com o patrocínio da ong The Pollination Project Foundation e com o apoio da Fundação Araucária (Governo do Estado do Paraná).
Patrocínio
Apoio
Apoio
Estrutura
Ao se associar, o associado terá a oportunidade de escolher entre três câmaras distintas, cada uma voltada para diferentes interesses e perfis de atuação na agricultura celular
Academia
Pessoas físicas interessadas em investigações científicas em torno da agricultura celular
Iniciativa Privada
Pessoas jurídicas de interesse comercial na agricultura celular
Terceiro setor, sociedade civil e instituições governamentais
Pessoas físicas ou jurídicas interessadas na temática